segunda-feira, 13 de abril de 2009

TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER


Sexta-feira aproveitei o feriado pra assistir TV, que devido ao curso à noite fico quase impossibilitado de assistir o que gosto. Mas... Todas as atividades que queria estar desempenhando, hoje as faço, porém o preço que pago por elas é uma boa quantidade de horas fora da frente da televisão. Em um dos poucos momentos em frente a ela, me deparei com as chamadas da nova série jovem da TV Cultura, pena que o horário não chamou muito minha atenção: 7h da noite - murchei!

Apesar de não estar assistindo tanta TV como antes, eu vi por bastante vezes o comercial da série. Por sorte, pois tinha esquecido a data de estreia, na sexta-feita mudando de canal acabei pegando o primeiro episódio desde o comecinho - foi ótimo! A TV Cultura tem investido e apostado muito em programas independentes na sua nova programação, o Tudo o que é Sólido Pode Derreter é um deles. Produzida pela Ioiô Filmes, a série tem a direção de Rafael Bastos, com a parceria de Esmir Filho, série esta que foi inspirada no curta-metragem de mesmo nome, produzido também por Rafael Bastos.

Além de outros projetos premiados e aclamados, Rafael ainda trás em seu currículo o bombado vídeo no YouTube,
Tapa na Pantera, produzido junto com Esmir. O trabalho trouxe de volta à mídia uma das atrizes nacionais mostro [no bom sentido, claro], a Maria Alice Vergueiro, que também tem participação na série. No projeto Música de Bolso, já falado aqui, Rafael também é um dos membros da equipe, que aproveita para rechear a série com ótimas músicas de Érika Machado e muitos outros artistas desconhecidos da grande mídia.

Com uma produção impecável, digna de cinema, Tudo o que é Sólido Pode Derreter mostra o cotidiano de Thereza, uma estudante do 1º ano colegial. Ela passa a viajar através das aulas de literatura de língua portuguesa, projetando os personagens e a essência de cada história no seu dia-a-dia e nas pessoas ao seu redor. Mayara Constantino que faz a personagem principal, já é um rostinho conhecido - pode buscar na memória você vai lembrar. Já trabalhou em diversos comercias; no cinema vale destacar o longa-metragem Castelo Rá-Tim-Bum e na TV recentemente a minissérie Queridos Amigos. O resto do elenco é composto por ótimos atores, com personagem cativante, além de participações especiais.

Com 13 episódios, cada um com uma atmosfera diferente, a série passa pelas obras: O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma - no site da série vocês poderão saber um pouco mais de cada obra, além de ter à disposição os links para ler as mesmas pela web.

Então fiquem ligados, quem poder assistir não perca, é toda sexta-feira às 19h na TV Cultura.
Por enquanto não há reprise da série, mas pelo menos já vi que vai dar pra eu assistir pela internet mesmo. Não é a mesma coisa - assistir em casa, estiradão no sofá é muito mais gostoso - mas pra quem ficou instigado como eu e não tem outra saída, vai essa mesmo - ficar sem assistir é que eu não vou! E pra quem ficou com vontade de assistir o primeiro episódio, pode clicar aqui e assistir pelo YouTube ou clicar aqui e aproveitar para assistir os dois pelo site da série. Lembrando que o segundo ainda nem foi ao ar, então é inédito!

Foto: Divulgação

4 comentários:

Natália Coelho disse...

Nunca fui muito de assistir TV Cultura, acho que já lhe disse isso.
E assim como você também não estou ficando muito em frente a TV.

Mas me parece que você gostou de fazer textos com críticas. E olhe, você faz isso muito bem. Coloca a vontade nas pessoas, mesmo que elas não se interessem pelo assunto na foto.

Abraços

Natália Coelho disse...

Tem um selo pra você!

pm disse...

oi marcos,

teu post foi pro nosso blog! visita a gente!

Unknown disse...

Tbm postei sobre esta série !


Fomos para o blog oficial da série !