quarta-feira, 24 de junho de 2009

O PAGADOR DE PROMESSAS EM QUADRINHOS

Ele só queria cumprir sua promessa feita a Santa Bárbara. E foi com essa intenção que Zé-do-Burro saiu do terreiro, d'onde partiu sua promessa, até a igreja mais próxima. Lá foi ele, sua mulher e a cruz enorme nas costas. Sua promessa feita em um terreiro de candomblé, às melhoras de seu companheiro de trabalho, o burro, não foi aceita e vistas com bons olhos pelos membros da igreja, que impediram a sua entrada. Ele não podia jamais pisar os pés na igreja, por uma promessa feita em prol de um animal e ainda mais feita em terreiro.


É assim que se desenvolve a história escrita por Dias Gomes. O Pagador de Promessas já teve inúmeras adaptações para o teatro e deu ao Brasil a Palma de Ouro em Cannes, com a adaptação feita para o cinema ainda em preto e branco. Agora, a história ganha sua versão em quadrinho.

A modalidade que tem um pezinho no cinema, é uma ótima forma de levar um clássico ao público jovem, de aproximar a leitura cada vez mais. São novos leitores se formando e um deleite aos leitores de longa data e admiradores da obra - fato! A versão que ficou por conta de Eloar Guazzelli, sai pela editora Agir, que por sinal já faz um tempo que investe nas versões de clássicos para os quadrinhos - Machado de Assis já foi um deles.


É óbvio que a trama trás á tona um bocado de questionamentos pra quem lê e principalmente, apesar de um clássico, parece que vai estar sempre atual! Afinal concentra-se tanta gente em volta desse fato, todos querendo tirar proveito, que os questionamentos pra quem lê começam a surgir sobre tais atitude. Sobram ainda as perguntas referente a atitude da igreja nos tempos de hoje: será mesmo que essa doutrina cabe ainda? Será que é só colocar o pé na igreja que todo mundo vira santo?...

História em quadrinhos é realmente outro mundo, é outro ritmo. Ela lhe transporta à história de uma outra forma. É agradável! Posso dizer que tive minha primeira experiência com HQ esse ano com a Menina Infinito. Até então eu só tinha lido as HQs clássicas lidas na infância, mas simplesmente lia, sem poucos efeitos, sem a menor atenção. Hoje eu descobri que elas são uma delícia, é biscoito fino!

Eu já li um primeiro capítulo d'O Pagador de Promessas e me veio à tona a mística todinha envolvente que o tem os quadrinhos. Na verdade eu só fiquei mesmo foi na vontade de ler mais e tê-lo em minha estante. Bem... Meu aniversário vem aí [14.09], fica a dica, viu? - nossa como eu tô pidão!


Pra você que também quer ter um gostinho dessa incrível obra, agora em quadrinhos, clik aqui.

2 comentários:

Paloma disse...

Vou baixar. Acredito que lê-lo em HQ torne a leitura mais leve. :)

Mr.Kyle" disse...

olá marcos, quanto tempo.

Confesso- te, que hoje ao entrar no meu blog após tanto tempo (estou sem pc) fiquei surpresso, em vê-lo entre os meus seguidores, pelo simples fato que a muito não nos falamos (por intermédio de blogs, flogs...) e revelo a ti, que sempre quis ter o gostinho de comentar aqui, mas fica um tanto sem graça, sem saber o que falar.
E ao ver isso foi como você me estendesse a mão naquele momento exato. agradeço por isso, e falo a ti que sempe que tiver algho interresante a acresentar estarei por aqui.
Em relação ao quadrinho, eu realmente sempre quis ler o livro ou ver o filme, de tão bem falado que ambos são, no entanto acabou caindo no meu esquecimento nessa vida corriqueira. E hoje com essa descioberta você ascendeu uma chama a muito, apagada. assim que dispuser do meu computador, ou encontrar em uma banca/livraria, estarei correndo para o meu primeiro contato com essa obra agora em HQ. A e deixo aqui uma dica, eu que por outro lado sempre fui fascinado por HQs/Mangás, tem um que é excelente, e que se chama : Che, da Conrard Editora. Uma das lideres no segmento no nosso pais, eu já tive a oportunidade de lê-lo graças a um amigo, e pretendo em breve te-lo em minha estante também. Estante essa que Hoj se encontra abarrotada de livros de publicidade! huahauha xD grande abç.