domingo, 21 de junho de 2009

O FIM DO DIPLOMA DE JORNALISMO

Danilo Gentili, repórter/humorista do programa CQC da Band, que nos trás um jornalismo sem frescura, dá seu ponto de vista em entrevista ao Portal IMPRENSA à respeito do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função, imposta recentemente pelo STF [Superior Tribunal Federal]. E eu, claro, assino em baixo! [risos]

Portal IMPRENSA - Mesmo sem a necessidade de formação específica para o exercício da profissão, você pensa em fazer faculdade de jornalismo? Acha necessário ao seu trabalho?

Gentili - Jamais. Eu já deixei um reitor cheio do meu dinheiro uma vez pra fazer uma faculdade que não serve pra nada (publicidade) e não pretendo repetir isso nunca mais na minha vida. O que eu acho necessário pro meu trabalho e pra qualquer outro é se comprometer muito com o que se propôs a fazer e procurar observar os mais experientes trabalharem. No caso de jornalismo não é tão difícil assim fazer isso. É só ler jornais, revistas e ver a TV e vai observar excelentes jornalistas trabalhando. E me pergunto: o que eles fizeram para produzir uma matéria tão boa como essa? Foi a Uninove, a PUC ou a paixão desses jornalistas pelo que fazem? Vocês podem me dizer: "sim..mas eles são bons porque tiveram uma boa base na faculdade". Ora, se a faculdade dá uma base tão boa assim, porquê, então, precisam estagiar quando saem delas? O estágio nada mais é do que a hora que você realmente aprende a fazer, porque é a hora que parou de ouvir "cagação" de regra e foi fazer na prática.

Portal IMPRENSA, 19 de junho de 2009.


Para ver a entrevista na íntegra, click aqui.

Foto: Divulgação

2 comentários:

# Poetíssima Prida disse...

Ai ai..
*suspira*

me add: aquapry@hotmail.com

Parabéns pelo post.. ainda não entendi muito bem isso do fim do diploma..

mas.. entenderei!

gosto de ponto!

obrigada pelas visitas!

Poetíssima

! Marcelo Cândido ! disse...

uiii

ele foi direto
e crucial no ponto do estágio
! ! !
a prática salva

abraço