sábado, 16 de maio de 2009

MACÁRIO

Assisti ao melhor episódio exibido até agora da série da TV Cultura, Tudo o que é Sólido Pode Derreter. O fato d'eu ter ficado com vontade de ler o livro que serviu de base para o episódio, foi um fator importante pra isso acontecer.

O episódio, que foi baseado na obra de Álvares de Azevedo, Macário, mostra a busca de Thereza, personagem principal, pela experimentação de um suposto prazer do lado sombrio. O livro que é da segunda fase do Romantismo, carrega o amor impossível, trágico e violento, que despertou muito meu interesse.


Talvez o fato de já ter experimentado um amor desses me instiga a querer ver de fora essa situação. Pode até parecer estranho, mas tô doido pra mergulhar nessa atmosfera sombria, nesse amor que rasga.

O episódio ainda teve uma leve crítica no diz respeito a essa massificação da mídia da cultura gótica e EMO - mais a EMO atualmente. Porque fica parecendo até que é bonito esse gosto sombrio, a depressão, o suicídio, tá virando meio que uma moda entre os jovens. Uma pitada de humor fechou com chave de ouro esse, que já entrou pra lista dos meus episódios preferidos.


.:.

A série vai ao ar às sextas, 19h30 e aos domingos tem reprise às 20h. Você pode assistir também os episódios pelo site oficial, click AQUI.

Foto: Divulgação

3 comentários:

Paloma disse...

Já li este livro. Na verdade, possuo um "dois em um" do Álvares: Noite na Taverna e Macário. Acho o Ultraromantismo muitíssimo interessante, embora um pouco pedante.

O Frango... ® disse...

Eu ainda tenho que assistir algum episódio dessa série que você fala tanto...

mas enquanto eu não assisto, passa lá no galinheiro que tem um selo pra vc

Camila disse...

Procurando no google sobre a série, 'parei no seu blog. Eu adorei seu texto porque é exatamente o que penso. Macário foi o melhor episódio de todos!