terça-feira, 31 de março de 2009

JORNAL... CONHECE?


Saber que jornal existia disso eu tinha noção, a relação que eu mantinha com ele é que era superficial. Sempre o via em casas de quem fazia assinatura ou quando ele vinha da feira servindo de embrulho. Outra forma era através daquele povo da Igreja Universal que sai de porta em porta entregando o jornal da igreja, nesses eu dava uma olhadela. Mas, desde o ano passado que de fato eu comecei a ter contato com ele. Na biblioteca comecei a observar que tinha uma área onde se encontrava os da semana e que tinha quem lia ali mesmo. Achei interessante ver um cara com aquele jornalzão aberto na minha frente.

Um dia decidi fuçar a área. Descobri que um jornal é composto por vários cadernos, possue os cadernos fixos e os específicos de cada dia. De cara o que mais me chamou atenção foi o fixo Caderno 02, sobre cultura, e o de terça-feira, Caderno Dez. Este último é sobre variedades, mais voltado para o público jovem... Eu
xonei pelo por ele. Tinha vezes que toda semana carregava [com permissão] o meu pra casa. Quando não, saciava minha fome de conhecimento ali mesmo. Mas parei de frequentar a biblioteca por um tempo devido a iniciação de novas atividades e em consequência parei de ler o Caderno.

A partir do conhecimento do Caderno Dez é que também soube do blog, o Blog do Dez no A Tarde Online. Então quando eu não tinha acesso ao jornal eu corria pro blog, onde os conteúdos são na mesma linha do e às vezes até colocam algo do Caderno nele. Nessa minha abstinência passei a me contentar apenas com o blog, que é ótimo por sinal, porém de umas três semana pra cá voltei a ler o Caderno.

A biblioteca está naquela de receber um dia sim, quatro dias não, o jornal, então eu mesmo resolvi passar a comprar. O preço por informação é justo, R$ 1,75. Toda terça então saía do meu trabalho e percorria uma distância considerável até chegar a banca mais próxima.
É, eu SAÍA, eu ESTAVA comprando. Estava me sentindo mais maduro comprando e lendo jornal, um idoso pra falar a verdade, mas PAREI! O conteúdo do Dez vem diminuindo e comecei a me questionar se estava mesmo valendo a pena. Verdade que muito coisa eu passei a ficar sabendo através dele, mas...

A última descoberta foi semana passada. Eu estava louco pra comprar aqueles óculos wayfarer. Cheguei a pesquisar preço na internet, quando me deparei com o preço de 500 paus [PUTZ]. Pela minha surpresa descobri através do Dez, uma garota que está lançando sua marca de óculos retrôs, a Vintage Glasses, que tem venda pela internet. Pirei quando soube que o mesmo óculos, aquele que quero, está custando R$ 85,00. Mas veja só, parando pra pensar: se eu tivesse vasculhado a internet tinha encontrado algo semelhante, né?

O bom do Caderno, jornal e mídia impressa em geral é que o conteúdo já vem selecionado, basta ler. Mas estou decidido a abandonar a prática. Há dezenas de informações pela internet gratuitamente, custa garimpar - nossa, como demorou pra essa descoberta acontecer. Agora, com tanta informação assim, será mesmo o fim do jornal impresso? Que as mudanças no meio de comunicação devido a isso estão ocorrendo, ah estão!

2 comentários:

Paloma disse...

maqfeshion você *bota a mão na cintura*
Quanto ao jornal da Universal, acredite:
Aparecia quando eu precisava pesquisar determinado assunto QUE O JORNALECO CONTINHA.
Seria obra de Deus? HAHAHAHA

Natália Coelho disse...

Faz é tempo que eu não pego num jornal propriamente dito.
É só lendo na net mesmo.
É mais fácil de ler(não tem aquela folha cinza fedida e gigante) e é de graça.
Porém, eu também sinto falta do toque. Acho que leio com as mãos, eu entendo mais se tiver o livro,revista,jornal o que for em mãos. Parece que a fonte é mais verídica.
Esquisita, né?

Mas os óculos são muito fashions, depende de cada rosto, acho que não combinam comigo.

No mais, é isso.
Abraço