quarta-feira, 22 de julho de 2009

DOS TEMPOS DE ESCOLA_parte 03 [e final]

#tudo numa coisa só

Ainda lembro como hoje daquela fatalidade. Voltávamos da quadra, da aula de educação física. Foi aquela correria como sempre pelas escadas, pra ver quem chegava primeiro na sala e fechava a porta, deixando aquele que chegassem por último, ou seja, "mulher do padre", pra fora - calma que já volto pra continuar o resto!

A acidentada desse dia era a Ellen. Se não me engano era com dois Ls e isso aconteceu na 3ª série - ou na 4ª? Ela tinha um jeito bizarro de escrever. A Ellen nunca escrevia no verso da folha do caderno, ela sempre virava e escrevia na próxima. Ela tinha essa prática por achar que a letra dela ficava feia escrita no verso da folha. Mas foi ai que a professora, percebendo a perturbação da aluna, decidiu entrar em ação. A "prô" disse pra Ellen usar algo mais grossinho por baixo da folha quando fosse escrever no verso, tipo um apoio de uma capa de caderno velho... Enfim, quando foi no dia seguinte lá estava a Ellen escrevendo no verso da folha. Que história linda de superação, hein?

Voltando então à fatalidade... E foi aquela correria. Acabei que sendo uma dessas "mulher do padre". Eu e uma par de gente, inclusive a Ellen, que na fechada de porta dos "espertinhos" que tinham chegado primeiro, arrebentaram o dedo na menina. Literalmente partiram o dedo mindinho da Ellen ao meio. Ficou pendurado, foi assustador, sério! Claro, na hora ela gritou pra CA-RAM-BA, foi aquele desespero geral. Eu não lembro muito bem dessa parte, mas acho que ela saiu correndo pingando o sangue pelo corredor, desesperada. Ixe, quando a professora chegou na sala... ELA DEU UMA BRON-CA! Uma lição de moral daquelas, sabe? Daí começou a falar aquele "tá vendo ai no que dá esse tipo de brincadeira?". Todo mundo quietinho em suas carteiras, escutávamos tudo espantados. A pressão foi tanta, que daqui a pouco só via neguinho começar a chorar, inclusive eu, que virei pra minha colega que sentava atrás de mim e perguntei por que ela não tava chorando também! Tínhamos que nos mostrar comovidos com a história, até por que éramos uma turminha unida. Se um vinha com bichinho virtual pra escola, todo mundo vinha com o seu no outro dia - até ser proibido.

E ela, minha coleguinha? Se chorou ou não?... "Eu tenho que chorar também?", perguntou. Quando vi, tava a menina apertando os olhos, fazendo respiração cachorrinho... Rapidinho já tava chorando também. A gente começava a olhar pros pinguinhos de sangue perto da porta, e era aí que tinha mais material pra produzir o choro, dava mais drama, sabe? Escutava até sussurros de choro naquele dia. Era triste, foi triste.

#fim

8 comentários:

Anônimo disse...

buáááááááááááááááááááá´!!!!!!!

soh pra ser amigo tb.

Natália Coelho disse...

Hhususahsua adorava essa cumplicidade infantil.
E a cara de criança quando faz algo errado e leva uma bronca, é a melhor.
Coitada da Ellen, mudaram o jeito singular dela escrever e ainda partem o dedo dela, essa sim deve ter traumas de infância...

Ah e você me fez lembrar do meu Tamagotchi...já tive vermelho,branco,amarelo,verde e todos eles morreram, rárárá. Eu era uma dona descuidada.

Abraços

Anônimo disse...

E nunca mais teve contato com Ellen??

# Poetíssima Prida disse...

Eu demorei 5 dias pra ler isso tudo. Malvado. Esse negócio de 'parte' me deixa aguniada pra ver o 'final' ou o texto 'todo', quando vejo 'parte final' parece que respiro melhor e fico menos nervosa. Mas, sim... eu fiquei triste! E alegre! e com saudades... ah, despertou-me muita coisa. Amei. Parabéns moço!

Glayce Santos disse...

....senta que lá vem a história! E são sempre divertidas. Lembro muito pouco das minhas... Mas, e a Ellen? Cadê?

...essas crianças, viu! A cumplicidade é uma delícia!

beijoca

Alexandre Silva disse...

Cara, isso poderia virar uma seção. Acho que vai inspirar vários posts por aí, rsrsrs... me deu até vontade de fazer um "Dos tempos da escola", mas como eu falei, antes da 6ª série eu nem tenho :/

hauhauahuha, eu imagino a cara da professora vendo a mulecada tudo chorando... faz isso hj pra ver

Abcs
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Glayce Santos disse...

...filhote, não precisa agradecer pelo fato de eu visita-lo; gosto daqui e venho com o maior prazer!
Respondi suas perguntinhas lá no blog mesmo... nos comments! beijoca

valdo disse...

oi jr vai trabalhar com ozildo na radio betel vou assistir aki quero ver vc la hem um abraçao tio valdo rio de janeiro