Não vou dizer que não assisto Domingão do Faustão, pois seria uma grande mentira. Não assisto com frequência, muito menos me ponho a assistir o domingo inteiro isso. Mas o quadro Garagem do Faustão tem chamado minha atenção, claro pelo fato d’eu amar música e gostar de descobrir novos sons incomuns e também de ver um programa como o do Faustão, numa grande emissora, abrir espaço para novos talentos da música.
Neste domingo lá estava eu pensando que tinha achado aquele som novo que ia ficar toda hora querendo ouvir. Ainda bem que não fiz essa postagem baseada no que ouvi na apresentação da banda naquele dia. Provavelmente se não tivesse me dado o trabalho de ouvir o CD inteiro antes de escrever isso aqui, vocês estaria diante de um texto altamente efusivo.
Depois de ouvir o CD inteiro da banda Pedra Letícia, que foi destaque do quadro, pude constatar uma estética e até mesmo letras parecidas com a dos Mamonas Assassinas. Talvez esteja com aquela mesma postura que tiveram algumas pessoas assim que os Mamonas surgiram.
As músicas dos Mamonas foram por um tempo taxadas como impróprias para as crianças, porém a irreverência em suas apresentações, fizeram com que essa questão fosse deixada de lado, caindo assim o grupo, no gosto de todos. Mas os palavrões e até mesmo as conotação sexuais contidas nas músicas deles eram diferente, não tão fortes como as da Pedra Letícia. Certas músicas da banda goiana, canditada pelo que me parece a novos Mamonas Assasinas, me causariam constrangimento se estivesse escutando isso com a minha vó.
Uma diferença notável quanto a essa comparação com os Mamonas, é a falta de irreverrência que a Pedra Letícia apresenta. Eles se portam, se vestem como uma banda normal de Pop Rock. Não duvido que depois de se apresentarem no Faustão, logo aconteça a mesma coisa que aconteceu com o Mamonas Assasinas – tudo pode acontecer. Daqui a pouco a criançada tá cantando as músicas com conotação sexual sem nem ao menos saberem o que falam.
Metade do seu CD é composto por músicas com conotações sexuais, às vezes até grosseiras e possuem até mesmo uma música no estilo Robocopy Gay. Um fato ainda me intriga nisso... É a questão de haver uma quantidade de comercial notável, de nomes de marcas famosas mesmo em sua letras – se gratuito ou não isso, eu não sei.
As outras cinco músicas são as que se salvam ao meu ver, são aquelas que recomendo. Elas carregam um humor polido, inteligente e contemporâneo. Bem, busquem ouvir as músicas que estão disponíveis no MySpace da banda ou até mesmo por outros meios e tirem suas conclusões. Tomem como base a minha seguinte lista de recomendáveis e não recomendáveis:
Recomendáveis:
04. Em Plena Lua de Mel
05. Eu Não Toco Raul
06. Camioneta Zera
09. Teorema de Carlão
10. Creuza
Não recomendáveis:
01. Como Que Oc Pôde Abandonar Eu
02. Anos Atrás
03. O Menino
07. Eu Tô na Seca
08. Resolução
09. Teorema de Carlão
10. Creuza
.:.
Antes de tudo, antes de buscarem ouvir o CD inteiro, veja o clip da música destaque Teorema de Carlão e a apresentação deles no Faustão. Vejam e tenham a mesma sensação que eu tive. Depois frustem-se ouvido as outras música - nossa, quanto radical eu sou. Bom proveito:
Foto: Reprodução
5 comentários:
Confesso que o que me atraiu para o texto foi a palavra Mamonas, sim eu adoro a banda.
E gostei da música que você colocou aqui como exemplo.
Uma coisa que eu sempre vejo é as pessoas sempre pensarem que os Manonas só cantavam bobagens e sacanagens, mas pegue algumas, preste atenção nas letras e verá críticas políticas e sociais que ao meu ver por não serem óbvias, são boas.
Estou baixando Pedra Letícia, depois digo se gostei de fato.
Abraços
E gostei do novo visu do blog.
Sempre gostei da banda e conhecia antes dela virar essa modinha de agora... Não acho que sejam os novos mamonas, mesmo porque os mamonas tinham uma irreverência e um jeito mais destrambelhado de ser, e a irreverência do Pedra Letícia é diferente.
É como você comparar o humor do Pânico na TV com o humor do CQC. É notável a diferença e, embora o cqc tenha vindo depois, acho muito melhor. Piadas com um contexto diferente da do pânico.
O mesmo digo pra essas bandas. Pedra Letícia tem letras que eu acho até mais engraçadas que a dos mamonas, porque o mamonas era engraçado mais pelas roupas e pela postura do vocalista, bem como pela maneira meio gay dele cantar.
O humor e contexto das músicas do Pedra Letícia são relacionados aos dias de hoje, aos relacionamentos de hoje. Acho que são letras bem pensadas, estrategicamente pensadas, bem cantadas e bem tocadas..
Algumas são chatas como toda banda tem, inclusive os mamonas, mas acho que todas podem ser ouvidas numa boa sem constrangimento nenhum.. Agora vai você colocar "me lambe" de raimundos pra ver o que é constrangimento..
Enfim, escrevi demais..Meio que vou contra seu ponto de vista, mas não critico..Cada um pensa como quer e acho que sua opinião é ótima.
Só pra constar, não sou fã, mas ADORO os mamonas!
beeeijo
Concordo em gênero, número e degrau com a Flávia. O humor das duas bandas é completamente diferente. Talvez o Pedra Letícia se aproxime mais dos seminovos (banda do cara do charges.com) só que mais explícita nos comentários.
Como que ocê pode abandonar eu é uma das melhores músicas deles, na minha opinião! E não causa constrangimento eles tocarem... "Agora vai você colocar "me lambe" dos raimundos pra ver o que é constrangimento..."
=P
Olá cidadão mininu...
Também fui ouvir essa banda e achei boa, homi...
tu já tem as mp3?
Abração
Ei...
Me segue no outro blog, homi...
E acompanha lá tombéin..
Conversas do Sertão
nossa esse marcos pinheiro é uma mula mesmo, taxa essa banda de mamonas.
cada um na sua, com o humor letras tudo diferente e ao mesmo tempo legal
nao fii, vai estuda sei la, ocupa seu tempo com outra coisa, tu e burro pra caralho,
aa e eu curti dimais essa banda
.
Postar um comentário