terça-feira, 24 de março de 2009
BICICLETA
Antes andar de bicicleta era tido como coisa da ralé, de pé rapado. Agora não, agora é bonitinho, é ecologicamente correto. Ainda bem, né? Demorô! No exterior, por exemplo, já há cidades que é natural o uso de bicicletas, chega a ser maior do que a frota de carros e motos. Há também aquelas em que para se ter um estacionamento é preciso pagar por ele. Pense aí, pagar muito mais do que mil reais por um estacionamento? O governo desses lugares estão realmente preocupados com o planeta, então investem no transporte público, em locais para se guardar as bicicletas com segurança.
Mas essa onda verde, de preocupação ambiental, chegar a soar até como modinha às vezes. Porém há quem veja que realmente a bicicleta pode ser sim um meio de transporte muito mais do que alternativo. Muitos vêem que seu uso, para ir à faculdade por exemplo, pode fazer bem a própria saúde, a saúde do planeta, não pega trânsito e faz bem ao bolso bolso também, pois gasta-se muito pouco apenas para manutenção.
Infelizmente o número de automóveis cresce em grandes cidade, em São Paulo por exemplo. E é nessa cidade que os manifestantes da Pedalada Pelada, reivindicaram por ciclovias e por mais respeito no trânsito. O menor número de roupas era o traje para a manifestação - se é que existia traje nesse caso. Foi realmente necessário eles ficarem pelados para serem vistos e também para mostrarem como se sentem: nus no trânsito.
Quer dizer, essa foi a intenção, quem se arriscou a ficar totalmente nu foi preso. Houve quem usasse malhas da cor da pele, pintura corporal ou até mesmo mostrasse um pouco da sua bundinha branca; umas cabeludas, outras não... Um comentário diante de toda essa situação, feita por um dos manifestantes me chamou a atenção. Ele disse que no carnaval o povo fica pelado e ninguém ligava, mas agora, um ato para uma causa relevante, o pessoal ia preso.
Primeiramente é necessário mais empenho para que os hábitos da população mude mais um pouco. É necessário sim mais atenção com os ciclistas, pedestres, e com um transporte público seguro e de qualidade. Dessa maneira a população verá que vale a pena largar um carro por alguns dias, ou esquematizar caronas, andar mais um pouco a pé e também de bicicleta, claro. Será muito bom pra nós mesmo e o planeta agradecerá.
Foto: Reprodução
1 comentários:
Acho que quem endoidou foi você. Não tava lá a postagem? Eu hein...
Postar um comentário