terça-feira, 26 de agosto de 2008

O futuro batendo à porta da indústria fonográfica.


Nada mais democrático atualmente do que nós mesmos escolhermos o que queremos escutar, musicalmente falando. Não que não tinhamos, mas as gravadoras eram quem escolhiam o que chegava até nossos ouvidos.
Com a pirataria totalmente escancarada, os artistas estão deixando de faturar mais com as vendas de discos e ganhando mais com shows, além de outros benefícios gerado com a publicidade e tal...
O desenvolvimento da internet a cada dia, tem aberto espaço para qualquer anônimo ficar conhecido da noite para o dia em diversas áreas, principalmente na música, já que a internet é um dos principais meios de comunicação, se tornando - ainda bem e que ótimo - de fácil acesso em todas as classes socias. É a globalização digital em cena, minha gente!
Essa visibilidade e divulgação garantida na rede, tem atraído cantores e bandas, que até então viviam na batalha atrás de uma gravadora, de porta em porta, recebendo várias negações e um bocado de promessas. Esses talentos que estavam no "underground", encontraram na internet um espaço gratuito para seus iminentes trabalhos.
Nessa nova era, tem-se destacado uma graciosa e mega talentosa garotinha paulistana. Perto dos seus 16 aninhos é ela que vem "tchubarubando". Sim o fenômeno Mallu Magalhães, que além do destaque, marca também essa integração entre as mídias. Da internet para a boca do povo, da boca do povo para revistas, jornais e TV.
Mallu, aos seus nove anos ganhou seu violão, dois anos depois fez aulas e aos doze passou a compor, grande parte das letras em inglês "É mais sonoro", diz ela. “Sempre tive vergonha de compor em português. Às vezes você quer contar coisas que são para ficar mais obscuras”. Entretanto, afirma não ser tão fluente, e mantém um dicionário à mão para as dúvidas.
Aos 15 anos ela pediu para seus pais e avós que seu presente de aniversário fosse em dinheiro. Bem, com o dinheiro ela gravou 4 músicas que logo foram divulgadas na internet ( http://www.myspace.com/mallumagalhaes ). Tais músicas tiveram mais de 1 milhão de acessos em pouquíssimo tempo, é mole?
Possui como influências os seguintes nomes: os Beatles, Belle and Sebastian, Bob Dylan e Johnny Cash, além de outros em estilos musicais semelhantes.
Vale a pena conferir!
E viva a diversidade musical!

Foto: Divulgação

1 comentários:

Anônimo disse...

Também adoro esse poder e a liberdade que a internet oferece. Sem apologias à pirataria, mas acredito que a indústria fonográfica como a conhecemos está com os dias contados. E isso é muito bom!

Tenho um cadastro no LastFM pois, como amante da música, estou sempre sedenta por coisas novas.
Vou correndo visitar o perfil da Mallu Magalhães. /o/

http://canetaenvenenada.blogspot.com/